Quinta-feira, 13 de Março de 2008

"É complicado"

"É complicado" Esta deve ser, actualmente, a frase mais usada do nosso vocabulário. Tudo se resume a “é complicado”. Seja qual for a circunstância aplica-se esta expressão. Temos uma língua riquíssima cheia de vocábulos e sinónimos porque é que não os usamos? Será uma questão de raiz, educacional, social – como o exemplo do “isto é assim” que já não se aguenta! – ou será apenas preguiça mental? Mais do que isso, não será tal exemplo do modo como vivemos? Não fazemos grande esforço para ser diferentes, originais, singulares. Vestimos da mesma maneira, ouvimos as mesmas músicas, comemos as mesmas coisas, vemos os mesmos filmes, etc. O que será que nos faz ser assim pouco ambiciosos – espiritual/pessoalmente ambiciosos? Porque será que temos tanto medo de ser aquilo que verdadeiramente somos? Temos medo de assumir que detestamos gravatas, saltos altos, calças de cintura descaídas, horários, Yoga, que não acreditamos em Deus ou que acreditamos… Estamos formatados, estamos automatizados de tal forma que nem questionamos… a Liberdade!

Senão conseguimos vislumbrar uma saída para alguma questão, senão conseguimos resolver qualquer coisa é porque “é complicado” – na maioria das vezes nem sequer tentamos! “É complicado, portanto, nem me vou esforçar, já sei que não consigo.” Mas como é que sabe que não consegue?!? Uma coisa é certa, senão tentarmos não conseguimos! E senão tentarmos somos fracos; nunca nos orgulharemos de nós mesmos. Será que é isto que queremos deixar aos filhos? É este o nosso legado?

 

É por causa desta postura, também muito actual e geral, que tanto falo quase que exaustivamente em mudanças internas e limar arestas. Todos temos muito que trabalhar em nós, mas uns tentam, outros nem sequer sabem que podem mudar. Será que não sabem ou será que não querem saber? Os sinais do Cosmos, de Deus/a, do Universo para mudarmos são, muitas vezes, quase palpáveis, flagrantes até. Só não vê quem não quer… Lá diz o povo que “mais cego é aquele que não quer ver”.

 

O Homem está condenado a atingir a Iluminação – e consciente ou inconscientemente nós sabemos disto -, então, porque é que não nos despachamos? Porque é que perdemos tanto tempo e energia com coisas que não valem nada?! E nós sabemos que não valem nada, mas deixamo-nos levar pelos desejos, pelas dependências, pelas falsas “bóias de salvação” que não passam de balões de oxigénio. A raiz é sempre a mesma: temos medo do desconhecido; temos medo da Liberdade!

música: May it be - Enya
sinto-me: Em permanente questionamento
publicado por esferafeminina às 22:22

link do post | favorito
De fatimacopio@sapo.pt a 18 de Março de 2008 às 21:58
"Para cada um de nós, cada trajectória de procura pessoal dispõe dum lugar no espaço-tempo do universo.

Cada existência tem um papel a desempenhar na grande coreografia cósmica da história humana.
Cada percurso de vida, suspenso entre a terra e o céu, desenha as suas voltas e os seus arabescos, os seus regressos e os seus movimentos de circunvalação, submetido que está a grandes aspirações contraditórias entre ancoragem ou enraizamento, impulso ou erguer um voo.

As nossas errâncias oscilam entre expansão para os outros e regresso, desdobramento ou recolhimento sobre si mesmo.

Nós procuramo-nos através de saltos sucessivos, três passos para a frente e por vezes dois para trás, quando não é necessário dar um para o lado.

A busca sem fim do melhor de si move-se no enclave de Liberdade que se oferece a cada um entre dívida e confiança, alívio e autonomia, na fronteira do definido e do indefinido, do passado e do futuro, entre o oriente e o poente de cada ser. jacques salomé - in A Coragem de Ser Autêntico

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Acerca de mim

Vera Xavier
Taróloga desde 2002, trabalha como Terapeuta de Desenvolvimento Pessoal, Reiki, Cura Quântica e Leitura da Alma. Ministra cursos de Meditação, Tarot e Reiki Magnificado.

Pesquisar neste blogue

 

Agenda de Cursos e outros Eventos

* Curso de Tarot (Lisboa)- 25 de setembro

* Curso de Tarot (Porto) - 27 de outubro

* Reiki Magnificado - 10 de novembro

* Reiki Magnificado II - Data a anunciar

* Workshop de Meditação 3 de novembro

Telm 931168496

veraxavier@veraxavier.com

Terapeutas Amigos

Cândida Loureiro - Terapia Quântica - SCIO
Contacto: 962 460 200

* São Figueiredo - Mestre de Reiki e Cura Quântica, Limpezas Energéticas e Alinhamento de Chakras, Telef: 919192918

Recomendo: Cursos

Nova Acropole
Curso de Filosofia do Oriente ao Ocidente A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, em www.nova-acropole.pt

´ Centro Lusitano
O esoterismo de Fernando Pessoa
www.centrolusitano.org

Arquivos do blogue

Março 2015

Setembro 2012

Agosto 2012

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

blogs SAPO

subscrever feeds