Quarta-feira, 15 de Abril de 2009

E se?

 

 

Há um exercício que se aprende em coaching muito interessante e digamos que muito elucidativo. Temos de imaginar que um Médico nos diz que temos uma doença grave e que tempos apenas 15 dias de vida. Temos de imaginar isto e fazer uma lista de coisas que queremos ainda fazer. Convido-vos a fazer uma destas listinhas.

Depois de feita, voltamos ao Médico e ele diz-nos que afinal, não é assim tão grave e que ainda temos 6 meses de vida. Refazemos a lista de “afazeres”, é possível que acrescentemos coisas, ou não. Façamos então esta nova lista.

Dias depois vamos ver como está o nosso caso grave e eis que temos outra boa notícia! Afinal vamos viver mais 10 anos! Temos mais tempo, temos mais hipóteses de fazer mais, de produzir mais, de fazer mais gente feliz, de dar mais abraços e dizer “Deixa lá!”

 

Temos consciência de quanto o tempo é importante e valorizamo-lo de forma nunca feita. Passamos a viver com outra intensidade, com outra energia, com outra leveza, relativizamos todas as questões, perdoamos muito mais; temos vontade de fazer coisas que antes nos pareciam doidas, mas que gostávamos tanto de fazer… o pudor e a educação castradora que nos deram nem sempre ajuda. Temos muito medo do ridículo, do parecer mal… penso que isso esteja a desaparecer aos poucos, mas este pudor talvez esteja a dar espaço ao extremo oposto: à leviandade e desconsideração… A tal crise de valores que tanto se fala, ou melhor, falou, porque agora só se fala na crise económica, e nem percebemos que o que está por detrás da crise financeira é a falta de valores morais.

 

Convido-vos a fazer esta reflexão que pode ser deveras profunda e esclarecedora daquilo que nós genuinamente queremos, amamos e desejamos. Convido-vos também, como sempre, a partilhar as vossas conclusões, porque através da visão dos outros as nossas perspectivas também se expandem. Mas temos de fazer este exercício com calma, de preferência em silencio… vão ver o quão curioso é.

sinto-me: a relativizar, a ponderar
publicado por esferafeminina às 13:03

link do post | comentar | favorito
32 comentários:
De Sónia Margarida a 25 de Abril de 2009 às 22:33
Fátima, obrigada! Fiquei surpreendida com a resposta, não pensei que me fosse responder!
Acho que sou má interprete destas coisas da vida... Não sei interpretar os sinais, os caminhos que o Universo me propõe ?! Tenho tido tantos obstáculos no caminho para concluir um grande objectivo , e não o consigo concluir, mas também não quero desistir... Lutei tanto para o conseguir e agora quero concluir, "mas perco sempre as guerras".E isso anula-me como pessoa... Anula-me como parte integrante da sociedade! Sinto que estou perdida, só, abandonada... E que afinal de contas, depois de 30 décadas ... NAO SEI O QUE È VIVER...
Perdi alegria de viver, parece que me roubaram tudo, arrancaram do meu SER tudo de bom que ainda restava...
Ando a arrastar um objectivo que se transformou em fardo... Hoje nao sou a mesma que iniciou a caminhada... perdi a identidade!!!Já nao me sinto sequer...

Sónia

Fui piegas demais
De Fatima a 28 de Abril de 2009 às 11:54
Sónia quase sempre o ser humano é cego perante os sinais que o Universo lhe põe pela frente, estão lá, mas nossa mente não os deixa ver, pois as coisas realmente importantes apenas o coração consegue ver, e a maioria das vezes nós humanos não estamos sintonizados nessa frequência..depois bem depois lamentamo-nos pelas oportunidades perdidas.

Perca batalhas fazem parte do crescimento, mas tenha uma estratégia definida para no fim vencer a guerra.

Se o objectivo a que se propôs é carga pesada de mais para uma só viagem, divida a carga em várias viagens para que esse objectivo não se torne um fardo difícil de suportar e se transforme em fonte de dor em vez de prazer e realização.

Não concluir projectos os sonhos não deve ser desculpa para se anular como pessoa, e muito menos deixar que os outros lhe incutam essa sensação de anulação, não ter tentado sim seria fonte de preocupação e de derrota.

Portanto faça um exercício em cinco minutos, elabore uma lista de tudo o que quer realizar, outra de tudo o que a anula e entristece e depois, depois é só por mãos à obra, lembre-se começar de novo é sempre possível , sejam quais forem as situações, claro muito importante há que acreditar.

Fátima
De Sónia Margarida a 28 de Abril de 2009 às 22:15
Olá Fátima,
Se eu consegui chegar até aqui, com muito obstáculo que tive que ultrapassar é claro, mas se consegui... Só tenho é que ter fé e acreditar, pois falta muito pouco.

Fátima há palavras que não existem para descrever o que, ás vezes, sentimos. Neste momento a única palavra que encontro parecida com aquilo que sinto é: OBRIGADA!!! Obrigada plas palavras, pla energia que as suas palavras carregam... São revitalizantes...
Obrigada mais uma vez...
Tudo de bom

Sónia

Comentar post

Acerca de mim

Vera Xavier
Taróloga desde 2002, trabalha como Terapeuta de Desenvolvimento Pessoal, Reiki, Cura Quântica e Leitura da Alma. Ministra cursos de Meditação, Tarot e Reiki Magnificado.

Pesquisar neste blogue

 

Agenda de Cursos e outros Eventos

* Curso de Tarot (Lisboa)- 25 de setembro

* Curso de Tarot (Porto) - 27 de outubro

* Reiki Magnificado - 10 de novembro

* Reiki Magnificado II - Data a anunciar

* Workshop de Meditação 3 de novembro

Telm 931168496

veraxavier@veraxavier.com

Terapeutas Amigos

Cândida Loureiro - Terapia Quântica - SCIO
Contacto: 962 460 200

* São Figueiredo - Mestre de Reiki e Cura Quântica, Limpezas Energéticas e Alinhamento de Chakras, Telef: 919192918

Recomendo: Cursos

Nova Acropole
Curso de Filosofia do Oriente ao Ocidente A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, em www.nova-acropole.pt

´ Centro Lusitano
O esoterismo de Fernando Pessoa
www.centrolusitano.org

Arquivos do blogue

Março 2015

Setembro 2012

Agosto 2012

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

blogs SAPO

subscrever feeds