Quinta-feira, 15 de Novembro de 2007

...

Como foi lá no mosteiro?

Como sempre foi muito bom, e desta vez, como teve lugar a comemoração do Kathina ainda foi melhor. A minha função era a de directora criativa responsável pela decoração (ehehe)! Diverti-me muito apesar do frio que se fazia sentir - 0 graus mais precisamente. Kathina deve ser, a seguir ao aniversário de Buda, a festa mais importante do budismo Theravada, porque é a homenagem dos leigos ao trabalho espiritual dos Monges. No Kathina, desde à 2500 anos, o povo oferece aos Monges suprimentos – vestuário, comida, etc. – para que eles possam subsistir durante o Inverno, então, simbolicamente o Sangha (monásticos) percorre o mosteiro e as pessoas vão colocando arroz nas taças deles. É muito bonito ver a forma emocionada como, tanto os leigos como o Sangha, vivem esse momento de partilha e essa simbologia. Foram vários os Monges, Samaneros e Anagharikas (quase monges) que vi de lágrimas nos olhos a receberem as oferendas. A humildade, de ambos os lados, era fortíssima mas sem que se tornasse submissão ou subserviência da parte dos monásticos, simplesmente, esta tradição budista diz que que os monges têm de ser mendicantes e não podem produzir a terra, logo não podem subsistir sozinhos. Mas esta “troca” – os monges rezam por nós e nós produzimos e alimentamo-los – a mim parece-me… natural e até justa.   

Amaravati é de facto um sítio muito especial, onde se encontra gente que dificilmente encontramos no dia-a-dia, não que não existam, é porque as pessoas do Século XXI têm vergonha de mostrarem a sua bondade e gentileza… Como é que isto é possível, não é?

Será isto o declínio do Império? Hum, qual Império? O V Império? Aquele que era suposto ser o perfeito? Onde está a Irmandade perfeita e o espirito do Espírito Santo? Ele está mas a maioria de nós não O sente…

 

Bom, estou de volta à realidade ou a maya (ilusão)? O que é realidade? Será a dimensão em que vivemos? Duvido! Ou será que no meio desta imensa ilusão há várias realidades? Talvez seja por aí… Mais um bom tema de meditação.

A propósito, como vai a sua meditação?

Legenda da foto: Vera e Monges portugueses.  Quem é que disse que os Monges têm de ser sorumbáticos? Os nossos dizem "fixe" e sao super simpáticos! Como podem ver.

 

 

sinto-me: De volta...
publicado por esferafeminina às 13:29

link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De analuisa a 15 de Novembro de 2007 às 17:38
Olá sou uma nova friend.
Estava mt curiosa em ler, o seu comentário sobre a sua estadia no mosteiro.
Estou sempre aprender e fiquei a saber que existe um mosteiro budista perto.(londres,se n estou enganada).
Comecei a algum tempo a ler a sua área na sapo e gostei da sua maneira de falar,escrever. Fui procurar o seu blog e claro, fiquei fã. Continue,pois faz mt bem o seu trabalho e faz muito bem a muitas pessoas. Espero q saiba disso.
Quero-lhe dizer q está de parabéns, por lutar pls seus ideais,pl sua vida, pls suas crenças.
Só assim, é q seremos felizes.
Um beijo c mt energia positiva .

Anne Lois
De esferafeminina a 16 de Novembro de 2007 às 11:41
Olá Anne, seja mt bem-vinda a este nosso cantinho!
Obrigada pelas suas palavras que se notam serem bem honestas e carinhosas.
Um bjinho tb para si cheio de certeza de que chega Lá!
Vera
De sniqper a 17 de Novembro de 2007 às 00:06
Cara Vera Xavier,
Fico feliz com o seu regresso, o estar de volta, não voltar à realidade, porque essa minha amiga quem lê sabe que esse sentimento faz parte da sua vida.
Costumo dizer que a vida tem estranhos caminhos, mas todos eles têm uma razão de ser, o que me levou até aos seus textos chamo-lhe... Acordar para a realidade que estava a escapar das minhas mãos, pela cegueira que tentou invadir a minha vida, mas felizmente fez-se luz, e será nela que vou continuar o meu caminho.
Tomei a ousadia esperando que não considere um abuso de linkar no texto (Sociedade Redutora) que hoje escrevi o endereço do seu blogue, simplesmente por achar que os seus textos fazem bem, acordam estas mentes que teimam em viver de materialismos.
Gosto de a ler...
De esferafeminina a 19 de Novembro de 2007 às 13:07
Claro que nao é abuso, sniqper, considero um garnde, grande elogio.
Pois é, cá estou entre a realidade da vida que teima em querer entrar depois da experiencia Amaravati e a Vera que teima em viver num mundo mt tranquilo e à parte. Cá vou gerindo estes dois mundos, uns dias com mais sucesso, outros uma tremenda confusao... faz parte.
Vá aparecendo sff!
Carpe Diem
Vera
De Black Cat a 20 de Novembro de 2007 às 15:48
Bem-Regressada ! :-)
Os monges têm, de facto, um ar super porreiro! Sabe, criam-se mitos...

"As pessoas do Século XXI têm vergonha de mostrarem a sua bondade e gentileza…" Eu penso que é porque, hoje em dia, vive uma certa falsidade, a começar pela falsidade dos valores.

PS: E aproveito a 'deixa' da SNIQPER para dizer que na semana passada fiz referência ao seu blog e aos seus textos... :-)
De esferafeminina a 21 de Novembro de 2007 às 13:10
Que muito me honra essas referências!
Obrigada Black Cat.
Mta Luz para nós todos!
Vera

Comentar post

Quem sou eu

Desde sempre procurei respostas para as discrepâncias sociais e outras, existentes no mundo. Ainda continuo à procura, apesar de já ter uma vaguíssima ideia do que pode estar por detrás das aparentes desigualdades. Os Deuses não são injustos, o Universo tem uma Ordem que está para além do nosso entendimento. Tudo tem um sentido Maior. Os Deuses esperam-nos.

Acerca de mim

Vera Xavier
Taróloga desde 2002, trabalha como Terapeuta de Desenvolvimento Pessoal, Reiki, Cura Quântica e Leitura da Alma. Ministra cursos de Meditação, Tarot e Reiki Magnificado.

Consultas & Cursos

Consultas de Tarot e Desenvolvimento Pessoal
Terapias de Reiki e Cura Quântica
Cursos de Reiki Magnificado e de Meditação (mensais) Rua Tomás Ribeiro, 45 - 7º, esquina com A. Fontes Pereira de Melo, Lumiar, Lisboa geral@veraxavier.pt Telefones: 931168496 www.veraxavier.com Vera Xavier

Cria o teu cartão de visita

Pesquisar neste blogue

 

Agenda de Cursos e outros Eventos

* Curso de Tarot (Lisboa)- 25 de setembro

* Curso de Tarot (Porto) - 27 de outubro

* Reiki Magnificado - 10 de novembro

* Reiki Magnificado II - Data a anunciar

* Workshop de Meditação 3 de novembro

Telm 931168496

veraxavier@veraxavier.com

Terapeutas Amigos

Cândida Loureiro - Terapia Quântica - SCIO
Contacto: 962 460 200

* São Figueiredo - Mestre de Reiki e Cura Quântica, Limpezas Energéticas e Alinhamento de Chakras, Telef: 919192918

Recomendo: Cursos

Nova Acropole
Curso de Filosofia do Oriente ao Ocidente A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, em www.nova-acropole.pt

´ Centro Lusitano
O esoterismo de Fernando Pessoa
www.centrolusitano.org

Arquivos do blogue

Março 2015

Setembro 2012

Agosto 2012

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

blogs SAPO

subscrever feeds