Terça-feira, 16 de Outubro de 2007

Meditação

"O Pensamento é muito difícil de ver, subtil ao extremo e esvoaça para onde lhe apraz. Que o homem inteligente o guarde; um pensamento preservado é conducente à felicidade. Indo longe, vagueando solitária, incorpórea, Os que controlam a mente são liberados dos liames de Mara."

Dhammapada versos 36 e 37 Um grande Desafio!

PRATICAR MEDITAÇÃO

As pessoas procuram continuamente meios para atingir a felicidade, paz interior e harmonia. De acordo com o que se diz por ai, é obtida através da saúde, do poder e da condição social; ou através o uso de uma determinada pasta de dente, de um creme de beleza, ou por conduzir um determinado carro. As pessoas procuram soluções para seus problemas através da família, do trabalho, dos companheiros, amigos, etc. Eles tentam mudar as condições externas no seu meio físico, social e político, deste modo ou então de outro, porque acreditam que quando o mundo finalmente se tornar "perfeito", eles tornar-se-ão felizes e em paz. Mas eles esquecem que as condições mudam incessantemente. Logo antes da realização de seus sonhos, as coisas mudam e a promessa de felicidade desaparece como a névoa da manhã ao amanhecer. Quanto mais intensamente tentam alcançar a felicidade, mais ela parece tão ilusória como uma agitada borboleta que está tentadoramente perto, mas impossível de se pegar. O engano é que a maioria das pessoas adopta métodos errados para encontrar a paz e a harmonia. Elas procuram fora delas, no mundo exterior, ao invés de procurar dentro delas mesmas. Felizmente muitos já estão a começar a descobrir a fonte real de sua infelicidade e tormenta: a mente. E para dirigir sua atenção para o "homem interior", isto é, a mente, o caminho é a meditação. A Meditação, actualmente, não só interessa a muitas pessoas de todas as camadas sociais como também de várias raças e religiões. Por quê? Porque a mente trabalha indiferente da raça ou da religião a que a pessoa pertence. O trabalho da meditação é compreender a natureza da mente e usá-la efectivamente na vida diária. A mente é a chave da felicidade e também a chave da miséria. Passar a compreender a mente e usá-la convenientemente é um trabalho que transcende as barreiras raciais, culturais e religiosas. A Meditação pode de facto ser praticada por qualquer pessoa indiferente de sua religião. Mas não se pense que é fácil porque não é. O “domar” a mente, o fazer com que ela trabalhe a nosso favor requer persistência, disciplina e fé. Não se consegue de um dia para o outro. Aí estamos a enganar-nos a nós próprios. O primeiro passo na Meditação é silenciar a mente. Hoje consegue-se durante 15 segundos, amanha consegue-se 25. Daqui a uma semana conseguimos atingir os 2m de silêncio, e assim é longo este caminho, mas o resultado é inacreditável. Vale muito a pena. Adopte uma técnica de meditação simples, por exemplo:

Exercício:

Ponha o relógio da cozinha - ou um relógio grande - à sua frente, sente-se confortavelmente com as costas direitas e fixe o olhar no ponteiro dos segundos. Siga-o. A mente vai fugir-lhe, não se zangue, volte a olhar para o ponteiro e pense que nada mais é importante. Esvazie a mente. Seja persistente. Nao deixe que a mente seja mais forte! Parece simples? Então experimente e depois conte-me os resultados! Os primeiros dias são desesperantes mas não desista! : )

sinto-me: ZEN
publicado por esferafeminina às 19:39

link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Aeon a 21 de Outubro de 2007 às 22:27
A minha mente está "flácida". Em certas alturas torna-se muito difícil domá-la. É como se ela fosse uma sala enorme cheia de bolas de ping pong sempre a saltar, em movimento perpétuo :P
Sim, não é fácil esvaziar a mente por completo. Passado um tempo surgem pensamentos recorrentes e imagens mentais. Dou por mim a pensar em não pensar. A melhor forma para me concentrar é fechar os olhos, em silêncio e imaginar que estou dentro de um triângulo ou pirâmide. Já tentei com os olhos abertos em frente a paisagens naturais, mas por vezes distraio-me com os movimentos das arvores, pássaros que voam de um lado para o outro ou particulas mais subtis a pairar no ar como poeiras, fios.
De esferafeminina a 23 de Outubro de 2007 às 17:56
Mas isso tb é uma forma de meditaçao, Aeon. É meditaçao contemplativa. Vai dar ao mesmo : )
Mta Luz
Vera
De Anónimo a 20 de Janeiro de 2008 às 00:51
concordo!
De dondas a 26 de Outubro de 2007 às 18:38
Magnifico Post !!!!!

Na verdade se tivessemos capacidade de postular estes principios em nossas vidas pseudo )atribuladas, baixaria dramaticamente as vendas de ansioliticos e outros fármacos associados oque seguramente não deve ser do interesse dalgumas multinacionais .
Transmitamos o segredo baixinho e com preseverança , pode levar tempo mas vamos conseguir !

Dondé
De esferafeminina a 27 de Outubro de 2007 às 18:55
Obrigada Dondé. Sim, os interesses sao mais que muitos e poderosissimos. E sim, vamos fazendo cada um a sua parte.
Abraço doce
Vera
De anjo selvagem a 30 de Outubro de 2007 às 13:37
A meditação é algo que toda a gente deveria experimentar pelo menos uma vez na vida, é algo muito contemplativo e maravilhoso, ficamos com o espirito em paz e o corpo leve. Eu todos os dias guardo alguns minutos para fazer meditação, um pouco à minha maneira, para me ajudar a entender as coisas do dia a dia, as vezes boas outras nem por isso. Ajuda-me essencialmente a manter-me em paz comigo propria e com os outros o mais possivel. Um abraço do tamamnho do mundo, continue a escrever é das minhas astrologas favoritas pela sua originalidade de interpretação do tarot, é muito engraçada gosto muito das citações que as vezes acompanha o signo, o meu neste caso é Virgem, obrigada.
De Orion a 7 de Novembro de 2007 às 11:39
Olá Vera
Gostava de saber se consegue aceder com facilidade ao seu Eu superior. Gostaria também de saber se, não estando em meditação, consegue distinguir o que é a vontade do Ego e a vontade da Alma.
Esta é uma questão que me tem perturbado os meus avanços nos últimos tempos, nomeadamente no que diz respeito aos apegos.
Muita Luz
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá Vera <BR>Gostava de saber se consegue aceder com facilidade ao seu Eu superior. Gostaria também de saber se, não estando em meditação, consegue distinguir o que é a vontade do Ego e a vontade da Alma. <BR>Esta é uma questão que me tem perturbado os meus avanços nos últimos tempos, nomeadamente no que diz respeito aos apegos. <BR>Muita Luz <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Orion</A>
De esferafeminina a 7 de Novembro de 2007 às 18:45
Ola Orion, bem sobre as suas questoes varias coisas me ocorrem: Em primeiro lugar, aceder ao Eu superior e' algo tao longuinquo , tao longuinquo q ate fico cansada so de pensar : ) Fico abismada quando ouco falar do Eu superior ate com alguma leviandade. O facilitismo chegou ao esoterismo. So os grandes Mestres, Yoguis e Iniciados e' q teem acesso a esse ultimo grande estagio (ou penultimo) do Percurso. Antes disso temos de dominar: o corpo fisico: a fome, o frio, a dor fisica, a sede, etc. Conhece alguem q consiga? Eu infelizmente nao ... Depois, ha que passar pelo plano astral. Um mundo cheio de armadilhas e onde caimos tantas e tantas vezes (cuidado com as imagens que vemos e com as "informacoes que recebemos"). Depois, o nosso "calcanhar de Aquiles" o plano emocional. Levamos anos a passar este estagio. Aqui temos de dominar as emocoes, as memorias - desta e doutras vivencias, aqui temos de perdoar tudo, todos e a no's mesmos). A seguir, para os mais mentais, eis o Grande desafio: o plano mental inferior! O racional, o mental e' durissimo de ultrapassar! Temos tanta "tralha" para limpar q nem fazemos a mais pequena ideia. Como encarar, por exemplo, o nosso lado lunar, racionalmente? Ah pois e'! Depois ha a ponte para a Triade Superior, o Antakharana. A Ponte para o Mental Superior, para o mundo dos Arquetipos, para o mundo dos Genios. Aqui, apos varios anos de trabalho meditativo, com muitos exercicios, com muitos Mantras e mta disciplica conseguimos chegar la. Ou, em raras excepcoes em que os Mestres permitem esse acesso. A seguir, la a perder de vista temos o Plano Budico, o mundos dos Mestes, dos Iluminados, dai que se chame Budico q vem de Buda - Iluminado. So depois vem o Atma, o Eu superior! Como vê, temos mto que andar! Mas vamos caminhando com alegria e fe, nao e'?
Portanto, a resposta a sua primeira pergunta e': infelizmente nao ...

Vontade do ego e vontade da Alma... Sim, numa meditacao profunda conseguimos discernir a diferenca. A vibracao e' mt distinta, e houve uma coisa que um instrutor meu da Nova Acropole me ensinou que foi: Vera, espera 6 meses se a vontade se mantiver e' porque e' da Alma. Brilhante, nao e'? Espero ter respondido as suas questoes : )
Um abraco de Luz
Vera
De Anónimo a 22 de Março de 2016 às 15:24
Concordo plenamente; no diz respeito a Atma, Helena Blavatsky disse: "Embora Buddhi (a alma divina) seja para nós um simples sopro, ela é contudo algo de material quando comparada com Atma (o Espírito Divino), do qual é seu portador ou veículo.

Comentar post

Quem sou eu

Desde sempre procurei respostas para as discrepâncias sociais e outras, existentes no mundo. Ainda continuo à procura, apesar de já ter uma vaguíssima ideia do que pode estar por detrás das aparentes desigualdades. Os Deuses não são injustos, o Universo tem uma Ordem que está para além do nosso entendimento. Tudo tem um sentido Maior. Os Deuses esperam-nos.

Acerca de mim

Vera Xavier
Taróloga desde 2002, trabalha como Terapeuta de Desenvolvimento Pessoal, Reiki, Cura Quântica e Leitura da Alma. Ministra cursos de Meditação, Tarot e Reiki Magnificado.

Consultas & Cursos

Consultas de Tarot e Desenvolvimento Pessoal
Terapias de Reiki e Cura Quântica
Cursos de Reiki Magnificado e de Meditação (mensais) Rua Tomás Ribeiro, 45 - 7º, esquina com A. Fontes Pereira de Melo, Lumiar, Lisboa geral@veraxavier.pt Telefones: 931168496 www.veraxavier.com Vera Xavier

Cria o teu cartão de visita

Pesquisar neste blogue

 

Agenda de Cursos e outros Eventos

* Curso de Tarot (Lisboa)- 25 de setembro

* Curso de Tarot (Porto) - 27 de outubro

* Reiki Magnificado - 10 de novembro

* Reiki Magnificado II - Data a anunciar

* Workshop de Meditação 3 de novembro

Telm 931168496

veraxavier@veraxavier.com

Terapeutas Amigos

Cândida Loureiro - Terapia Quântica - SCIO
Contacto: 962 460 200

* São Figueiredo - Mestre de Reiki e Cura Quântica, Limpezas Energéticas e Alinhamento de Chakras, Telef: 919192918

Recomendo: Cursos

Nova Acropole
Curso de Filosofia do Oriente ao Ocidente A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, em www.nova-acropole.pt

´ Centro Lusitano
O esoterismo de Fernando Pessoa
www.centrolusitano.org

Arquivos do blogue

Março 2015

Setembro 2012

Agosto 2012

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

blogs SAPO

subscrever feeds