Segunda-feira, 13 de Julho de 2009

A eterna guerra

 

 Apetece-me aquecer este nosso cantinho que anda muito pacato, portanto, vamos falar sobre um assunto melindroso: a guerra dos sexos.
 
A primeira pergunta que coloco é: será que foi sempre assim? Quando começou esta guerra ilógica?
 
Uma salvaguarda, nunca fui feminista mas ainda sou menos machista. Acho que não somos iguais e por isso têm de ser respeitadas as diferenças, mas é claro que em termos sociais/profissionais temos de ter as mesmas oportunidades, regalias e direitos. Se pensarmos bem, as mulheres, pelo facto de trabalharem mais, deveriam ser mais recompensadas… mas isso seria num mundo perfeito.
 
Fui encontrar no Budismo esta guerra, coisa que me deixou espantadíssima! Sempre considerei o Budismo muito equilibrado e pacifico e eis que me deparo com esta triste realidade. Ou seja, no Budismo, em particular no Theravada, as mulheres até podem ser monjas mas, segundo dizem os monges ou pelo menos um núcleo bastante vasto e duro de monges, as mulheres não podem atingir a Iluminação porque têm um corpo… feminino!  As mulheres não podem atingir a Iluminação porque são… mulheres!
 
Veio parar-me às mãos um livro sobre uma senhora inglesa que no início da década de 70 foi sozinha para o Tibete, onde foi recebida e reconhecida, duma encarnação anterior, pelos Lamas do mosteiro que encontrou. Foi aceite, o que já foi uma grande abertura, recebeu os ensinamentos mas só até certo ponto. Alguns anos depois de lá estar foi-lhe vedado o acesso a mais instrução porque… era mulher! Valente, especial e determinada, Tenzin Palmo foi sozinha para uma caverna nos Himalaias a 12.000 pés de altitude! E lá ficou durante 12 anos em condições extremas, até atingir a Iluminação! Desceu e foi reconhecida na sua condição, mas ainda teve e tem muitas resistências da parte de muitos budistas. Ela provou que isso é um grande dogma… uma grande mentira e mas ainda não conseguiu dissuadir os corações dos radicais.
 
Nesta última estadia em Amaravati tive o privilégio de conhecer um das poucas monjas que é Bhikkhuni, ou seja, que é reconhecida como monja. Mas ela foi ordenada e escondeu-se num mosteiro durante anos! Só nesta altura começou a sair e mesmo agora evita falar sobre o assunto para não levar polémicas. Eu perguntei-lhe se, em termos pessoais, era importante para ela ser reconhecida como monja, ao que ela me respondeu sabiamente que não, que isso era uma questão de ego, mas que era importante para as gerações vindouras. Grande resposta.
 
O mosteiro de Amaravati é um dos poucos que é misto, tem monges e monjas, o que já foi considerado uma vitória, mas as monjas não têm os mesmos direitos que os monges, mesmo tendo 10, 20, 30 anos de ordenação…
 
Esta história é-nos familiar, não é? Onde é que nós encontramos este medo irracional dos homens em relação às mulheres? Onde é que foi feito tudo, mas tudo mesmo para aniquilar o poder feminino? Ah! Na igreja católica! Ai esta minha memória! Ainda sinto o cheiro da injustiça e da fogueira!
 
Pois é, que familiaridade esta… será por acaso? Mas seja em que religião for deparamo-nos com esta realidade absurdamente antiga, retrógrada, medrosa, mesquinha e pobre…
 
Acerca deste tema recomendo vivamente a leitura do livro, Madalena, História e Mito, duma senhora académica – sim, porque estou já um pouquinho cansada de livros… canalizados - chamada Helena Barbas que é Professora na Nova. Madalena foi outro exemplo flagrante de difamação, manipulação e escandalosa injustiça.
 
O que se passa com os homens (e com algumas mulheres profundamente machistas)? Quando é que vão entender que só unidos conseguiremos ser equilibrados? Precisamos uns dos outros porque habitamos num planeta dual e como tal, temos que viver e experiênciar as duas polaridades e temos que acima de tudo, encaixar-nos e complementar-nos para sermos mais fortes e perfeitos.  
 
Por mais voltas que dermos, acabamos por perceber que a raiz de tudo é o raio do medo! Já viram? Impressionante.
 
Conseguimos ver, quem está mais atento, que há uma tendência para isto mudar, muito lentaaaamenteeee. O Culta à Deusa/deusas está a voltar devagar mas, acho eu, de forma sólida. Esta energia é fundamental para o nosso planeta, só assim teremos harmonia.
 
Vamos ver senão cairmos no extremo oposto e senão se tornam as mulheres lideres implacáveis… esperemos que as mulheres se mostrem mais maduras e equilibras, porque como qualquer povo, ou qualquer minoria que tenha sido oprimida, tende a haver uma vingança, seja consciente ou não, assim que essa oportunidade surge e nós sabemos que as mulheres conseguem ser terríveis quando querem… vamos ver.
 
 
 
 Venerável Tenzin Palmo www.tenzinpalmo.com
publicado por esferafeminina às 18:33

link do post | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Acerca de mim

Vera Xavier
Taróloga desde 2002, trabalha como Terapeuta de Desenvolvimento Pessoal, Reiki, Cura Quântica e Leitura da Alma. Ministra cursos de Meditação, Tarot e Reiki Magnificado.

Pesquisar neste blogue

 

Agenda de Cursos e outros Eventos

* Curso de Tarot (Lisboa)- 25 de setembro

* Curso de Tarot (Porto) - 27 de outubro

* Reiki Magnificado - 10 de novembro

* Reiki Magnificado II - Data a anunciar

* Workshop de Meditação 3 de novembro

Telm 931168496

veraxavier@veraxavier.com

Terapeutas Amigos

Cândida Loureiro - Terapia Quântica - SCIO
Contacto: 962 460 200

* São Figueiredo - Mestre de Reiki e Cura Quântica, Limpezas Energéticas e Alinhamento de Chakras, Telef: 919192918

Recomendo: Cursos

Nova Acropole
Curso de Filosofia do Oriente ao Ocidente A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, em www.nova-acropole.pt

´ Centro Lusitano
O esoterismo de Fernando Pessoa
www.centrolusitano.org

Arquivos do blogue

Março 2015

Setembro 2012

Agosto 2012

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

blogs SAPO

subscrever feeds