Quinta-feira, 25 de Junho de 2009

Uma ode ao nosso cantinho

 

 

Estava eu a trabalhar, e como sempre já sob stress, quando fui à procura na net de uma música que acho simplesmente uma das mais belas que já ouvi: Amor a Portugal, de Dulce Pontes. Para além da voz de Dulce Pontes ser, digamos, divina, a letra é uma ode lindíssima ao nosso cansado, castigado, adormecido e especial País.
 
Quando ouvi novamente esta… obra de arte, e já trabalhei com esta música quando trabalhava no SCP, onde fiz um filme institucional para a inauguração do novo estádio, que digo sem falsas modéstias, que ficou lindíssimo, não dormi durante duas noites, mas valeu a pena. Não esquecerei nunca os rostos emocionados daqueles que assistiram à sua exibição. Ainda hoje me emociono quando o revejo. Um dia deste coloco-o aqui, afinal fui eu que o fiz.
Mas então, ao rever esta música senti um profundo nacionalismo (re)despertar dentro do meu peito. Já o tinha sentido quando vivi em Moçambique, porque só estando fora do nosso “cantinho” é que conseguimos ama-lo de forma incondicional relativizando os seus problemas.
 
No YouTube ( http://www.youtube.com/watch?v=LGeMmOLjQ5I ) este vídeo é acompanhado por imagens belíssimas do nosso País, o que me fez pensar que, de facto, não damos nenhum valor ao que temos!
Sim, estamos em crise, estamos cheios de dificuldades e desafios, mas será que não podemos parar um pouco para olhar as nossas maravilhas? Quando foi a última vez que visitamos um Monumento? Um Museu? Uma praia mais distante e selvagem? Conhecemos o Norte? O Sul? O meu bem amado Alentejo? Gastamos dinheiro com coisas tão estúpidas, será que não podíamos viajar mais para amarmos mais este “cantinho” tão especial? Porque é especial, sim! E TAO LINDO!
 
Temos problemas? Temos! Temos corrupção? Sim, infelizmente temos. Temos desemprego? Sim, mas vamos valorizar também o bom que temos? Temos que combater o derrotismo, a inércia, a critica vazia! Passamos a vida a atacar o governo, os dirigentes, mas quantos de nós tem uma atitude pró activa na vida pública? Quantos de nós faz alguma coisa até pelo vizinho do lado?! Quantos de nós sorri para a pessoa que chora na rua? Que mendiga atenção…
 
Simplesmente ouçam esta música tão especial e sintam o que eu senti, um profundo Amor pelo nosso Portugal. Não foi à toa que aqui nascemos, lembremo-nos disso!
 
Uma vez perguntei a um padre jesuíta – muito à frente – se achava que a igreja católica estava bem. Ao que ele me respondeu sabiamente: Se a tua Mãe estivesse doente iria abandona-la?!    
Com esta me fico e como eu digo muitas vezes nos meus textos: se cada um fizer a sua parte isto torna-se bem mais fácil, verdade?
 
 
 
música: Amor a Portugal
sinto-me: Bem "tuga"!
publicado por esferafeminina às 01:45

link do post | comentar | favorito
21 comentários:
De ANA a 27 de Junho de 2009 às 17:51
Ola Vera como esta?? Como sabes sou uma grande admiradora de todo o seu exelente trabalho que faz,mais uma vez PARABENS. Sou uma leitora assidua do seu espaço tanto para ver as previsoes como aqui neste cantinho tao especial,mas tou Triste,passo a explicar o pk, desde que os comentarios passaram a moderados mt pessoas deixaram de aqui vir e tambem de comentar,recitar poemas lindos,ate de desabafarem,acho que devia de ser feita alguma coisa para este cantinho voltar a ser o mesmo penso que a Vera tambem ja deve ter notado grandes ausencias por aqui,a nossa LUZ,C!RANO,LUZINHA,e tantas e tantas pessoas,infelismente isto esta se a passar... nao sei se esta ao seu alcance fazer algo mas deixo aqui o meu desagrado.. Vera nao estou a criticar o seu trabalho mt pelo contrario admiro a mt!! quanto ao tema acho que tens toda a razao,nao nos devemos queixar tanto mas sim lutar para que o nosso pais ande para a frente. Sim temos mt desemprego mas tambem temos mt gente que nao quer e trabalhar.. Tem toda a razao quando fala das maravilhas do nosso PORTUGAL mas mt gente os destinos sao sempre os mesmos, aqui no norte ( onde estou) temos sitios magnificos e poucos exploram,visitam, eu moro numa localidade que tem um museu do Grande escritor CAMILO CASTELO BRANCO e lhe digo Vera se nao fossem as escolas a cá virem quase sempre estaria vazio infelismente... Gaste mos o nosso dinheiro cá no nosso pais que tanto precisa de um empurrao!!!! Um beijo e mts felicidades ANA
De esferafeminina a 1 de Julho de 2009 às 13:01
Olá Ana, obrigada pelo seu comentário e preocupação.
Nao sei se concordo completamente consigo. Parte do que diz, que há pessoas queridas que nao têm aparecido é minha, pq ultimamente só tenho colocado posts informativos e nao tenho escrito textos meus, o que logo dá azo a que nao hajam tanto comentários, é natural.
Não me parece que tenha sido a moderação dos comentários que os fez afastar, no entanto, penso que sabe pq tive de tomar essa atitude e mais nao vou falar sobre isso, pq ja foi dito o suficiente.
De qualquer modo, agradeço a sua atenção.
Um abraço carinhoso, Ana.
De Luz a 5 de Julho de 2009 às 11:14
Olá Ana,

Nunca deixei de passar por este cantinho, continuo sempre a ler o que a Vera escreve, tal como leio todos os comentários, daqueles que por aqui passam. Obrigada por se recordar de mim. E já agora e dado que estamos em período de férias, aproveitem para visitar alguns recantos lindos que existem por este "nosso" Portugal fora. O litoral alentejano é lindo , simples e calmo onde podemos encontrar a paz que tanta falta nos faz. Beijinho para todos, e para a Ana e a Vera em especial. Votos de boas férias!

Luz

Comentar post

Acerca de mim

Vera Xavier
Taróloga desde 2002, trabalha como Terapeuta de Desenvolvimento Pessoal, Reiki, Cura Quântica e Leitura da Alma. Ministra cursos de Meditação, Tarot e Reiki Magnificado.

Pesquisar neste blogue

 

Agenda de Cursos e outros Eventos

* Curso de Tarot (Lisboa)- 25 de setembro

* Curso de Tarot (Porto) - 27 de outubro

* Reiki Magnificado - 10 de novembro

* Reiki Magnificado II - Data a anunciar

* Workshop de Meditação 3 de novembro

Telm 931168496

veraxavier@veraxavier.com

Terapeutas Amigos

Cândida Loureiro - Terapia Quântica - SCIO
Contacto: 962 460 200

* São Figueiredo - Mestre de Reiki e Cura Quântica, Limpezas Energéticas e Alinhamento de Chakras, Telef: 919192918

Recomendo: Cursos

Nova Acropole
Curso de Filosofia do Oriente ao Ocidente A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, em www.nova-acropole.pt

´ Centro Lusitano
O esoterismo de Fernando Pessoa
www.centrolusitano.org

Arquivos do blogue

Março 2015

Setembro 2012

Agosto 2012

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

blogs SAPO

subscrever feeds