Segunda-feira, 2 de Março de 2009

A questão do brio

 

Sentados numa mesa de um bar, onde tocava música muitíssimo boa (Maria João e Mário Laginhas), eis que a conversa toma um rumo interessante: “O brio profissional, algo em vias de extinção.” Juro que não fui eu que puxei o assunto, mas que me agradou, agradou. O meu amigo dizia, cheio de razão, que perdemos o brio profissional, que perdemos o hábito de fazer as coisas bem feitas. E isto é tão verdade… Arrastamo-nos para os empregos e fazemos o mínimo possível. Aplacamos a nossa consciência com frase do género: “não me pagam bem”, ou “a chefia não reconhece o meu esforço, então, eu só faço o tenho de fazer, nada mais!”
Como dizia o mestre: No dia em que aceitarmos as críticas da mesma forma que recebemos os elogios, estaremos no bom caminho. 
 
É claro que estes elementos são desmotivantes, claro que sim, mas se temos de trabalhar porque não fazê-lo com dignidade e esse tal brio? Estamos sempre à espera de elogios e do reconhecimento… mas senão vêm, pois paciência. Porque não nos basta fazer para e por nós mesmos? Para nos sentirmos de bem connosco? Para nos sentirmos realizados?
 
Andamos todos desanimados com o estado actual do país e do mundo. Em especial hoje, fiquei profundamente chocada com a notícia da morte de Nino Vieira e do Comandante das Forças Armadas da Guiné. Afinal na “nossa” África ainda se abatem inimigos como se fossem animais… A democracia está longe deste continente, muito longe.
 
Este desânimo e descrença que nos invade cada vez que vemos um telejornal, tem e deve ser combatido. Não podemos ceder porque quem perde somos nós!
Temos que nos habituar às nossas circunstâncias. Não me parece que as coisas mudem de repente nem drasticamente, nem para um lado nem para o outro, o que parece é que temos de nos habituar ao novo paradigma, à nova realidade.  Temos que encontrar um novo modo de viver, um novo modus pensante e operandi. Porque a realidade é esta! Gostamos, não gostamos? Esta discussão só traz desarmonia e desgaste… De que adianta reclamarmos? Só conseguimos mudar o nosso mundinho e mesmo assim com esforço e perseverança.
 
Talvez tenhamos de nos focar mais no nosso caminho pessoal, aquilo que Paulo Coelho chama de Lenda Pessoal e não dispersar com os acontecimentos mundiais. Se aceitarmos estas mudanças, estaremos em paz e a nossa paz vai contagiar o nosso universo e o nosso universo vai contagiar o universo do meu colega, do meu vizinho e assim, e só assim, faremos a diferença…
 
sinto-me: A fazer a minha parte
publicado por esferafeminina às 14:36

link do post | comentar | favorito
40 comentários:
De Luisa a 2 de Março de 2009 às 19:52
Uma das soluções para não desmotivar, e k resulta, é deixarem de ver telejornais. Ler na net é mais eficaz e não se fica com essa aura de pessimismo!!!!!!!!
De esferafeminina a 2 de Março de 2009 às 20:28
Concordo e assino por baixo.
De Fatima a 3 de Março de 2009 às 11:54
O mundo todo!


O mundo todo esqueceu-se de quem é,
Todo o mundo deixou amanhecer em si,
Os ventos da derrota,
Os ventos de não saber quem são,
De não carregarem em seus rostos,
As marcas de quererem lutar,
Por um novo sorriso em seus lábios,
No momento futuro,
Que é já Agora,
No quererem desenhar na face de outro alguém,
O raio da esperança de saber-se melhor,
De saber-Se responsável por tudo o que acontece em seu dia.

O mundo todo esqueceu-se de quem é,
Hoje alguém se esqueceu de plantar flores em seu jardim,
Alguém se esqueceu que só existe um jardineiro de si mesmo,
Para plantar todas as plantas, todos os polens, todas as cores,
Do seu jardim, e assim poder alcançar o arco-iris.

Hoje o mundo todo nem tenta ver,
A luz ténue ao fundo do túnel,
Alguém constantemente carrega no botão na posição de desligado,
E na profunda escuridão deu de costas à esperança,
Mas não é porque o mundo todo,
Não acredita que todo o Caminho é iluminado,
Que eu vou deixar de acreditar na luz do pirilampo,
Que ilumina o meu o caminho,
No regresso a casa nas noites mais escuras,
Que por vezes também atravessam a minha alma.

Fique bem,

Fátima

De esferafeminina a 4 de Março de 2009 às 22:20
E a Fátima é uma flor muito especial no meu jardim, uma flor não ! Uma arvore sólida e resplendorosa! Obrigada pela sua amizade
Um abraço daqueles
De Carla Ramos a 3 de Março de 2009 às 14:53
Há pouco tempo comecei a ler o seu blog, porque também já era uma assídua leitora das suas previsões astrológicas. Mas tenho gostado muito da experiência, porque ajuda a pensar e areflectir sobre muitos aspectos da nossa vida.
Obrigada pela ajuda preciosa:)
Tudo de bom e conte com o meu apoio deste lado!
Carla
De esferafeminina a 4 de Março de 2009 às 22:20
Muito obrigada Carla. Que bom é sentir o seu apoio.
De Bruno José a 3 de Março de 2009 às 19:51
Olá Vera!
Antes de mais quero felicitar o seu excelente trabalho.

Concordo com a questão do brio, cada vez mais o Zé Tuga sabe reclamar que isto e aquilo vai mal, e acaba por não se preocupar como devia em fazer o seu trabalho para no mínimo se sentir bem com ele próprio, como refere, o brio profissional!

Vejo no dia a dia muitas pessoas a queixarem-se do emprego, e tantos que querem trabalhar e não têm trabalho...e não vou entrar pela politica (que é um buraco sem fundo), pois sou da opinião que muitas pessoas não são gratas pelo que têm, levando tal atitude ao caminho da inveja e passar "por cima" dos outros sem qualquer respeito.

São atitudes de lamentar, é nosso dever, estes que assinam por baixo do seu tópico e de outros que partilham da mesma opinião e não se manifestam (onde me incluo, pois acompanho o blog à algum tempo e é a primeira vez que escrevo) fazer ver ao amigo do lado qual a atitude correcta e não apontar o dedo!

Até uma próxima!
Tudo de bom para todos vós!
De esferafeminina a 4 de Março de 2009 às 22:22
Muito obrigada pela sua visita e abanão, Bruno José
Seja sempre bem-vindo a este nosso espaço.
De zeza a 3 de Março de 2009 às 22:09
Concordo com o Bruno José..bjo
De mena a 4 de Março de 2009 às 16:03
Pois é Vera...as pessoas ñ se importam agora mto com a ética,nem com uma boa apresentação.
Esqueçem as boas maneiras e estão-se "burrifando" desculpe o termo....para tudo.A sociedade está de tal maneira k o k importa é ter o dinheirinho ao fim do mês e prontos! Brio profissional ??? O k é isso? Quero acreditar k ainda existem pessoas com amor ao k fazem....
De esferafeminina a 4 de Março de 2009 às 22:25
EU, por exemplo!
De mena a 9 de Março de 2009 às 14:26
Fico mto feliz k assim seja; mas da Vera ñ era de esperar outra coisa-Profissionalismo e caracter a 100%.
Nem ponho em questão sequer.
Obrigada.
De Shushan a 4 de Março de 2009 às 17:14
Vim só dar o parabéns pelo post .
Acredito é importante dar-mos o nosso melhor em tudo o que fazemos, não só profissionalmente.
Embora muitas vezes nos deixamos abater...e desmotivamos...o importante é nunca deixar-mos de querer o melhor (aos nossos olhos) e de lutarmos por isso.
Felicitações a todos
De esferafeminina a 4 de Março de 2009 às 22:24
Claro Shushan, ha momentos de fragilidade e de grande desanimo mas temos de continuar, nao ha outra forma!
Obrigada e seja mt bem-vindo.
De ANA a 5 de Março de 2009 às 20:23
Ola Verinha hoje pela primeira vez consegui te ver na tv.ADOREI!É mt dificil para mim a essa hora conseguir ,mas hoje pus os meus meninos a pé bem cedo para os arranjar e leva los a escola e eu la te consegui ver! Os meus sinceros PARABENS! Admiro a mt. tudo o que dizes na minha vida bate certo. sou pesciana! beijinhos da Ana
De esferafeminina a 10 de Março de 2009 às 17:10
Obrigada Ana, pelo teu esforço e carinho.
Um bjinho e tudo de bom!
De ANA a 8 de Março de 2009 às 08:09
Bom dia a todas as mulheres que partilham este lindo espaço,com palavras,poemas,historias da vida por vezes tristes por vezes felizes,mas é a lei da vida,temos é que saber vive la da melhor maneira! O dia de hoje para algumas peesoas pode e deve ser diferente para todas nós,não que precisa mos de um dia especial para demonstrar mos aquilo que somos,mas sim para dizer a quantos e quantos homens que se não fossemos nos o que seria de mts eles!!! A todas as MULHERES,um dia mt especial.... beijinhos ANA
De Cristina a 9 de Março de 2009 às 11:22
Sempre me considerei uma profissional dedicada e motivada para fazer sempre o melhor que sei. Tenho poucos anos de experiência, 7 aninhos. A verdade, é que são os outros que nos fazem desistir ou desleixar e tento lutar contra isso, todos os dias...

Na última empresa onde trabalhei, continuei o que sempre fiz e que para mim faz sentido que é trabalhar com brio profissional. Mas as "sapatadas" e "bofetadas" são constantes. E vemos os patrões, completamente desinteressados e têm o mesmo tratamento para com os maus e bons profissionais.

A gestão de recursos humanos, na grande maioria das empresas portuguesas, é medíocre prejudicando e muito o desempenho dos profissionais.

Não considero, que sejam as notícias de crise que fazem com que as pessoas se dediquem menos. Os maus tratos psicológicos sofridos e as constantes pressões negativas, sim desmotivam os profissionais.

Comentar post

Acerca de mim

Vera Xavier
Taróloga desde 2002, trabalha como Terapeuta de Desenvolvimento Pessoal, Reiki, Cura Quântica e Leitura da Alma. Ministra cursos de Meditação, Tarot e Reiki Magnificado.

Pesquisar neste blogue

 

Agenda de Cursos e outros Eventos

* Curso de Tarot (Lisboa)- 25 de setembro

* Curso de Tarot (Porto) - 27 de outubro

* Reiki Magnificado - 10 de novembro

* Reiki Magnificado II - Data a anunciar

* Workshop de Meditação 3 de novembro

Telm 931168496

veraxavier@veraxavier.com

Terapeutas Amigos

Cândida Loureiro - Terapia Quântica - SCIO
Contacto: 962 460 200

* São Figueiredo - Mestre de Reiki e Cura Quântica, Limpezas Energéticas e Alinhamento de Chakras, Telef: 919192918

Recomendo: Cursos

Nova Acropole
Curso de Filosofia do Oriente ao Ocidente A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, em www.nova-acropole.pt

´ Centro Lusitano
O esoterismo de Fernando Pessoa
www.centrolusitano.org

Arquivos do blogue

Março 2015

Setembro 2012

Agosto 2012

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

blogs SAPO

subscrever feeds