Terça-feira, 6 de Janeiro de 2009

Intolerância Religiosa

 

A fé consciente é liberdade.
A fé instintiva é escravidão.
A fé mecânica é loucura.
A esperança consciente é força.
A esperança emocional é covardia.
A esperança mecânica é doença.
O amor consciente desperta o amor.
O amor emocional desperta o inesperado.
O amor mecânico desperta o ódio.
 
 
Cada vez que vou ao Brasil surpreendo-me com o que vejo. Lembro-me da primeira vez que pisei o Rio de Janeiro estava instalada a polémica por causa de um outdoor de uma revista masculina que, claro, tinha uma “garota pelada” na capa. E eis que, para minha surpresa, taparam com uma faixa preta o bumbum da mocinha! Que raio, pensei eu, não estou no Brasil, país da liberdade e do culto do corpo?! Ou seja, hipocrisia existe em todo o lado.
 
Desta vez deparei-me com outra realidade que me impressionou bastante, acho que posso dizer até que me chocou: a intolerância religiosa.
A batalha entre os “crentes” – igreja evangélica (penso que seja essa a designação correcta. Será que eles próprios sabem?) -  e os “macumbeiros” – umbanda e candomblé - está instalada. Há noticias de actos de vandalismo praticado pelos tais “crentes” quase que semanalmente. Os evangélicos ganharam terreno de forma incrível. As igrejas (?) são aos pontapés, em cada esquina há uma sala, a que chamam igreja ou templo, e os pastores são incontáveis. Começou por ser, maioritariamente, uma facção religiosa de classe muito baixa, mas agora já não é assim. Políticos, actores, gente com influência em geral, converteu-se à igreja evangélica.
 
Curiosa como sou, perguntei a opinião a algumas pessoas esclarecidas acerca deste fenómeno, deste crescimento não só em termos de número como em qualidade de “adeptos”. “Os políticos converteram-se por razões politicas. Como o povo é evangélico eles para ganhar votos converteram-se também.” Responderam-me eles. Boa razão para mudar de religião!
 
Aquilo que consegui compreender - porque quis saber o que tinha de tão apelativo a nova doutrina (?) como estudante de Teosofia que sou -, é que o discurso se baseia na total desresponsabilização das pessoas relativamente à vida delas. Qualquer erro, qualquer desgraça, qualquer “pecado” que tenham feito se deve… ao demónio! E a culpa por norma é dos “macumbeiros” e respectivas “macumbas”, dizem eles. Ora, que fácil é viver assim! Pronto, descobri o porque da popularidade!
 
A coisa é de tal maneira que os autocolantes nos vidros traseiros dos carros são no mínimo hilariantes, entre eles o que mais de chocou foi: Deus é fiel.
Vos digo que se me encarquilharam as unhas dos pés com tal escrito!!! Senti uma afronta tal que foi difícil de disfarçar. Como já devem ter notado, eu tenho uma fé inabalável em Deus/a, no Cosmos, no Grande Arquitecto, na Força, no que seja que queiramos chamar, e portanto, a minha lealdade – que nada tem a ver com determinismo nem com fanatismos nem com desresponsabilidade, porque sempre assumi os meus erros e fracassos – é quase inquestionável. Perante isto ao ler que DEUS ERA-LHES FIEL fiquei doente. Que presunção! Que petulância! Que ignorância! Deus é que lhes é fiel?!? Benza-me Deus!
 
Atenção, isto tudo não quer dizer que não haja gente muito boa no meio dessa grande confusão, claro que sim, assim como percebo de alguma forma o medo – porque é de medo que se trata – que eles têm da gente do candomblé. Há práticas horrendas de manipulações energéticas feitas por alguns “pais e mães de santo”. Sabemos disso, mas generalizar é sinónimo de pobreza de espírito e estreiteza mental!
 
Tenho o privilégio de conhecer praticantes de Umbanda que são simplesmente como família para mim, gente que amo e respeito profundamente. E coincidentemente ou não, estava no Rio na altura do centenário do nascimento da Umbanda – que nasceu no Brasil. Fui convidada e claro que aceitei o convite com muito prazer. Conheci gente linda, muito honesta, que transpirava bondade e compaixão.
Claro que na Umbanda também há gente desonrosa que se serve do poder (?) que tem para ludibriar os menos esclarecidos, é evidente e sempre lamentável.
 
Mas a minha questão tem a ver com a intolerância que se vive naquele país. Sempre houve no Brasil uma liberdade religiosa invejável, mas agora, os assaltos, físicos e verbais, a centros e terreiros de umbanda e de candomblé são imensos. O que se passa? Andaram para trás no tempo, na mentalidade?
 
Soube que se estavam a organizar marchas contra a intolerância e a discriminação religiosa em todo o país. Esperemos que estas medidas sejam suficientes para travar esta iminente guerra que tende a estalar a qualquer momento. Eu sei que tudo está como tem que estar, mas ficaria muito triste se a situação se agravasse… Seja o que Deus/a quiser.
 
 
música: Bryn Christopher - The Quest
sinto-me: que como sempre, falei demais.
publicado por esferafeminina às 01:20

link do post | comentar | favorito
49 comentários:
De C!rano a 20 de Janeiro de 2009 às 01:25
Boa noite Zira...

Se bem me recordo..,é a mulher que ensina a dar!certamente que a sua terra também terá muito orgulho em si.

Arredores de Lisboa? se calhar já lhe servi algum galão :-)

Abraço do C!rano

De Zira a 23 de Janeiro de 2009 às 19:04
Olá Cirano.
Não digo que me tenha servido um galão, mas quem sabe um café?.
Sabe Cirano, quando me mudei do Porto para Lisboa (arredores), procurei trabalho em vários locais e onde encontrei foi num café. Não tinha nada a ver com o meu trabalho anterior, mas adorei o trabalho. Conheci muitas pessoas e fiz alguns amigos, entre eles os donos do estabelecimento. É um trabalho muito duro mas de certa maneira muito interessante. Por vezes sentia que as pessoas iam beber o seu café para terem um bocadinho de atenção e poderem desabafar as suas dores. Espero que para si também seja um trabalho muito gratificante.
Um abraço Zira.

Comentar post

Acerca de mim

Vera Xavier
Taróloga desde 2002, trabalha como Terapeuta de Desenvolvimento Pessoal, Reiki, Cura Quântica e Leitura da Alma. Ministra cursos de Meditação, Tarot e Reiki Magnificado.

Pesquisar neste blogue

 

Agenda de Cursos e outros Eventos

* Curso de Tarot (Lisboa)- 25 de setembro

* Curso de Tarot (Porto) - 27 de outubro

* Reiki Magnificado - 10 de novembro

* Reiki Magnificado II - Data a anunciar

* Workshop de Meditação 3 de novembro

Telm 931168496

veraxavier@veraxavier.com

Terapeutas Amigos

Cândida Loureiro - Terapia Quântica - SCIO
Contacto: 962 460 200

* São Figueiredo - Mestre de Reiki e Cura Quântica, Limpezas Energéticas e Alinhamento de Chakras, Telef: 919192918

Recomendo: Cursos

Nova Acropole
Curso de Filosofia do Oriente ao Ocidente A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, em www.nova-acropole.pt

´ Centro Lusitano
O esoterismo de Fernando Pessoa
www.centrolusitano.org

Arquivos do blogue

Março 2015

Setembro 2012

Agosto 2012

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

blogs SAPO

subscrever feeds